11 de julho de 2012

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs. editora: Dpa ano: 2004

Levando a Raça a Sério Ação Afirmativa e Universidade

Joaze Bernardino e Daniela Galdino Orgs.

editora: Dpa

ano: 2004

 Os estudos científicos decretaram o fim da raça enquanto categoria biológica, que determinava o comportamento moral, intelectual e cultural dos indivíduos. Porém, as descobertas do campo da biologia e da genética nem sempre efetuam uma mudança no comportamento social. 

O resultado disso é que a raça — inexistente do ponto de vista biológico — continua a atuar no plano social e político, sobretudo como uma categoria explicativa das desvantagens vividas pela população negra no Brasil. 

Neste livro, os autores esperam que a raça - como categoria sociológica - seja levada a sério tanto no processo de explicação das desigualdades quanto na formulação de políticas públicas adequadas a este fenômeno.

Lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial - que se materializam nos indicadores sociais de desigualdades - requer ações que conjuguem medidas punitivas, políticas de ação afirmativa e políticas de combate à pobreza.

Porém, antes de tudo, requer o empenho por parte do governo brasileiro e o desejo da sociedade brasileira como um todo de construir um país verdadeiramente democrático para todosas, onde a igualdade econômica possa estar combinada ao respeito à diferença.

Coleção Políticas da cor Laboratório de políticas públicas


Levando a raça a sério: ação afirmativa e correto reconhecimento
Joaze Bernardino

Negros em movimento: a construção da autonomia pela afirmação de direitos
Valter Roberto Silvério

Raça, gênero e ações afirmativas
Sueli Carneiro

O sistema classificatório de “cor ou raça” do IBGE
Rafael Guerreiro Osorio

O negro, seu acesso ao ensino superior e as ações afirmativas no Brasil
Delcele Mascarenhas Queiroz

Acesso à universidade: condições de produção de um discurso falacioso
Daniela Galdino; Larissa Santos Pereira

Experiências de ação afirmativa: interlocução com o ponto de vista da juventude negra
Alecsandro J.P. Ratts; Adriane A. Damascena

Inclusão social e igualdade racial no ensino superior baiano – uma experiência de ação afirmativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
Wilson Roberto de Mattos

Plano de metas para a integração social, étnica e racial na UnB – relato da comissão de implementação
Dione Oliveira Moura

Currículo e diversidade cultural na escola Grapiúna
Indaiara Célia da Silva

Estratégias pedagógicas e abordagem racial
Marly Silveira



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